2.16.2007

Fés - Marrocos

Fez foi fundada o ano 799, embora tivesse alcançado o seu máximo explendor com o reinado da dinastia Meriní desde 1248 até o 1541. Foi no ano 809, que Fez se converteu na primeira capital do Reino, embora viese a ostentar esta condição em duas outras ocasiões, no século XIII, e no século XIX, durante o reinado de Moulay Abdallah.

Cruzar a maravilhosa porta de Bab Bu Yelud - século XVIII - é condição para se entrar num mundo fascinante, a Medina de Fez, a maior de todo o Magreb, eleita património mundial pela UNESCO, em 1976. As ruas principais são Talaa Kebira e Talaa Seguira e é aconselhavel tê-las sempre como referência pois esta medina tem 9000 ruas! Mesmo para quem não goste, a ajuda de um guia é sempre boa, pois é muito fácil entrar neste labirinto, mas difícil sair...como em qualquer labirinto! O guia pode também mostrar-nos o que "não vemos" e contar muita da história da cidade. O nosso exemplo não é o melhor...não pagámos a nenhum guia.

Continuando o percurso por Fezou Bali encontramos outros muitos lugares de interesse como a Madrassa Bu Inania, a maior da cidade construida no século XIV. Belamente decorada, todo o edifício está adornado com mosaico, gesso e madeira de cedro. Em frente, encontra-se o Dar el-Magana, a casa onde se conservam os restos de um curioso relógio de água que está a ser restaurado. Na Praia Neyyarim pode admirar-se a peculiar fonte e o Funduq en-Neyyarine, antiga casa de hóspedes convertida em mesquita. Muito perto percebe-se a maravilhosa mistura de cheiros que vem do mercado das especiarias onde se pode adquirir tudo a bons preços!. Do mercado das especiarias, ao dos tecidos, a Kisariya onde se encontra o Túmulo Sagrada de Mulay Idriss II e a grande mesquita de Qaraouiyne, proibidas para os não muçulmanos. Muito perto encontra-se a madrassa mais bela de Fez, a Madrassa Attarine, de pequeno tamanho, que foi construida pelo sultão Abou Said no século XIV, em estilo hispano-marroquino.

Um lugar original para visitar é o Bairro dos Curtidores onde se pode ver as peles e lãs secando ao sol e os tanques com as brilhantes cores das tintas no interior. Do bairro dos Curtidores ao Bairro dos Andaluses, onde se levanta a mesquita do mesmo nome, construida no ano 956 e reconstruida totalmente no século XIII por En-Naser.

Durante os percursos por Fez el-Bali, aparecem os numerosos palácios escondidos, Dar Caid Bel Hasem dividido na casa dos proprietários e dos criados, Dar Zuitem com uma escola religiosa no interior, Dar Adiyel revestido de estuque e Dar Slaui, de princípios do século, entre outros.

1 comentário:

sara da silva disse...

li uma vez uma descrição de Fez escrita pela Anais Nin e nunca mais m esqueci... deve ser linda. Beijinhos! :)