9.15.2006

Viajar

"A vida é como um livro e, quem não viaja, só lê a primeira página"

A vontade de viajar surgiu há muito, muito tempo! Gosto da frase que muitas pessoas usam e que diz: "é o melhor que se leva desta vida!" - mas dizem-no para tudo! No entanto para mim, o melhor que levamos desta vida são as experiências novas, e muitas destas experiências acontecem quando se viaja...a sério!

Viajar a sério, já escrevi isto algures, é tentar fazer ao máximo a vida que os povos que visitamos fazem: comer nos mesmos sítios, dormir - sempre que possível - nas suas casas, andar nos mesmos transportes, participar nos seus costumes, "entranhar" a nossa vida na deles! Hotéis de luxo, piscinas, taxis privados, empregados à nossa espera no destino, não é, de certeza absoluta...conhecer um país! Imaginam alguém em Portugal, a comer sardinha de faca e garfo?! (eu, que sou vegetariano, não imagino mesmo!)

Depois viajar é também um tentar fugir à rotina. Mas isto de se fugir à rotina tens as suas incoerências! Se por um lado é descobrir o novo, o experimentar coisas novas, a rotina é, por outro lado, o fazer coisas diferentes do que se faz no dia a dia e, penso que já aconteceu a muitos - senão a todos - o sentir-se cansado de viajar, a mesma...rotina...de ter de andar de mochila às costas, arranjar onde comer, transportes, vistos, etc., que por várias razões nos faz sentir vontade de descansar de viajar, por algum tempo. Eu sou assim, não querendo isto dizer que tenho de voltar a casa, mas que tenho de "montar a tenda" algures, durante algum tempo! Entrar na rotina, para fugir à rotina de...viajar!

O voluntariado é quase uma obrigatoriadade para mim ...mais um contra-senso(voluntariado vs obrigatoriadade) e surgiu também como uma fuga à rotina de viajar. Aquando da minha viagem à Índia, viajei 3 meses e fiz voluntariado outros 3! Equilíbrio! As minhas viagens só fazem sentido se parar por vezes para trabalhar, para me inserir na sociedade local, para participar!

A vontade de partir de novo, surgiu logo a seguir a voltar! Entretanto aparece a Tanya, com a mesma vontade e eu, como bom namorado que sou, quero partilhar a próxima viagem com ela...só assim faria sentido! Temos viajado dentro de Portugal e Espanha! Agora andamos a planear uma "mais maior grande"! Uma viagem de um lado ao outro! Uma viagem em nós!



2 comentários:

Anónimo disse...

1 lágrimazia, duas lágrimazitas.. abrem um caminho brilhante pela cara fora... vaijam! Choro. Sempre que vejo coisas muito bonitas, sinto-as.comove-me a beleza que se sente assim tão bem. sabe bem. tão bem.
Assim cheguei a esta vossa casa* assim a sinto. adoro. ADORO-VOS.*******

Viagemos então... pelos cantos das nossas almas. pelo mundo. porque estamos em todos os lados. só nos temos que ir lá conhecer. viajo convosco por aqui. por enquanto. parabéns.

susana (*)

Anónimo disse...

Eu, outra vez... envergonhada.. corada de vergonha, corrijo-me:

- viajam, em vez de "vaijam", e viajemos, em vez de "viagemos"!!

ai que vergonha.. preciso de mais umas viagens pelo verbo viajar.. :)


vossa S. (*)
**