2.27.2007

Azrou - Marrocos

Um grande afloramento de rocha vulcânica à entrada da cidade, dá o nome a Azrou (que significa “rocha” em berbere). A 1250m de altitude, fica no cruzamento de rotas que ligam Meknés e Erfoud, e Fés e Marráquexe. A cidade assenta no meio de uma bacia geológica, com Jbel Hebri a sudeste. É rodeada por uma densa cintura de cedros e azinheiras, onde outrora vinham passar o verão os Beni M’Gid, a mais importante tribo bebere da região.

É uma cidade pequena e pacata, sem muito para ver, portanto o ponto ideal para se descansar, depois de Fés e antes de Marraquexe. Excelente ponto para se partir para umas treks na montanha. Ficámos 2 dias...um, porque quisemos, o outro, porque não tínhamos transporte para de lá sair! Foi bom!



2.21.2007

Viajar em Músicas - 1

Assim como nos filmes e em tantas outras coisas que nos marcam/marcaram, as músicas são essenciais à nossa existência! Necessárias! Tocam em nossa casa quase 24 horas por dia, na cozinha, no quarto, na sala e ouvem-se em todos os outros espaços! A nossa preferência vai, sem dúvida alguma, para as vozes femininas...mas não é qualquer voz feminina. Dos rapazes que ouvimos, a voz tem, ela também, algo de feminino...De todas as que ouvimos, existem os preferidos, aqueles que nos fazem procurar tudo o que têm, todas as notícias, e nos fazem viajar para os ouvir!

Camille


viaja até ela!
Camile é pura, diferente, natural, revoltada, criança, louca, descontraída, espontânea, naif, Camille é...única! Depois de ter trabalhado com projectos como Nouvelle Vague, atreveu-se a trabalhar sozinha e, logo ao segundo albúm - Le Fil - arrecadou o Album Revelação e Artista do Ano, nos prémios da música francesa! Diz quem viu...e eu já vi...que um concerto dela, não se esquece...é diferente de tudo o que já se viu na vida, pois só ela tem toda esta energia!
Os nossos Camille:
Le Sac des Filles
Le Fil
Live au Trianon

Albuns não editados de concertos ao vivo)



Antony and the Johnsons


viaja até ele!
Foi na década de 90, que Antony criou a banda. Com 2 albuns editados e umas tantas outras canções sem editar, onde destacamos a música I Defy, cantada com Joan (pertencente aos Antony and the Johnsons) e também cara de Joan as a Police Woman, Antony tem uma voz inocente, pura, melódica. As letras das suas músicas destacam-se pela singularidade, como podemos ver neste excerto: "Hope there's someone, who'll take care of me, when I die...". A sua voz e o disco I'm a Bird Now, fizeram com que ganhasse em 2005 o Mercury Music Prize. A música Fistful of Love, ligou-nos e marcou o ínicio da nossa relação, daí a razão dos Antony and the Johnsons estarem tão presentes em nós!
Os nosso Antony and the Johnsons
I'm a Bird Now


2.17.2007

Viajar em Filmes - 1

Uma viagem pelos nossos filmes é, também, uma forma de viajar em nós...por nós! Deixamos aqui uma lista dos nossos filmes, os que nos marcaram, os que nos ligam, os que continuamos a ver sem nos cansarmos uma e outra vez, os que aconselhamos, os que amamos, os que vemos só porque sim, os que nos levam a estar a noite inteira acordados, os que nos levam a esvaziar os bolsos (sim, porque somos contra a pirataria!), os que emprestamos e os que nunca emprestamos, os que temos em casa e aqueles que gostaríamos de ter, os nossos realizadores top, os outros, os outros todos que a nossa casa guarda!

Lars von Trier


viaja até ele!
Lars von Trier é, para nós, o Realizador! Como diria um nosso conhecido realizador português "só há um realizador no mundo que, quando vou ver os seus filmes, digo para mim próprio - Vou detestar - e saio sempre rendido...sempre!".Mudou a maneira de ver e fazer cinema, inovando, provocando, arriscando! É único!
Os nossos Lars von Trier:
Epidemia - 1988
Europa - 1991
Ondas de Paixão - 1996 (o meu filme favorito - Rafael)
Os Idiotas - 1998
Dancer in the Dark - 2000
Dogville - 2003


Wong Kar Way


viaja até ele!
vê o trailer de Disponível Para Amar!
Wong Kar Wai é estética! Um realizador em que todos os elementos visuais têm a obrigação de "significar" algo. Os enquadramentos, o granulado da fita, as imagens como que fotografias, a música levada por vezes à exaustão, o filme que pode ser percebido sem palavras, só com imagens, as personagens sós, a procura do amor. Lindo!
Os nossos Wong Kar Wai:
Ao Sabor da Ambição - 1988
Dias Selvagens - 1991
Chungking Express - 1994
Anjos Caídos - 1995
Disponível para Amar - 2000

2.16.2007

Fés - Marrocos

Fez foi fundada o ano 799, embora tivesse alcançado o seu máximo explendor com o reinado da dinastia Meriní desde 1248 até o 1541. Foi no ano 809, que Fez se converteu na primeira capital do Reino, embora viese a ostentar esta condição em duas outras ocasiões, no século XIII, e no século XIX, durante o reinado de Moulay Abdallah.

Cruzar a maravilhosa porta de Bab Bu Yelud - século XVIII - é condição para se entrar num mundo fascinante, a Medina de Fez, a maior de todo o Magreb, eleita património mundial pela UNESCO, em 1976. As ruas principais são Talaa Kebira e Talaa Seguira e é aconselhavel tê-las sempre como referência pois esta medina tem 9000 ruas! Mesmo para quem não goste, a ajuda de um guia é sempre boa, pois é muito fácil entrar neste labirinto, mas difícil sair...como em qualquer labirinto! O guia pode também mostrar-nos o que "não vemos" e contar muita da história da cidade. O nosso exemplo não é o melhor...não pagámos a nenhum guia.

Continuando o percurso por Fezou Bali encontramos outros muitos lugares de interesse como a Madrassa Bu Inania, a maior da cidade construida no século XIV. Belamente decorada, todo o edifício está adornado com mosaico, gesso e madeira de cedro. Em frente, encontra-se o Dar el-Magana, a casa onde se conservam os restos de um curioso relógio de água que está a ser restaurado. Na Praia Neyyarim pode admirar-se a peculiar fonte e o Funduq en-Neyyarine, antiga casa de hóspedes convertida em mesquita. Muito perto percebe-se a maravilhosa mistura de cheiros que vem do mercado das especiarias onde se pode adquirir tudo a bons preços!. Do mercado das especiarias, ao dos tecidos, a Kisariya onde se encontra o Túmulo Sagrada de Mulay Idriss II e a grande mesquita de Qaraouiyne, proibidas para os não muçulmanos. Muito perto encontra-se a madrassa mais bela de Fez, a Madrassa Attarine, de pequeno tamanho, que foi construida pelo sultão Abou Said no século XIV, em estilo hispano-marroquino.

Um lugar original para visitar é o Bairro dos Curtidores onde se pode ver as peles e lãs secando ao sol e os tanques com as brilhantes cores das tintas no interior. Do bairro dos Curtidores ao Bairro dos Andaluses, onde se levanta a mesquita do mesmo nome, construida no ano 956 e reconstruida totalmente no século XIII por En-Naser.

Durante os percursos por Fez el-Bali, aparecem os numerosos palácios escondidos, Dar Caid Bel Hasem dividido na casa dos proprietários e dos criados, Dar Zuitem com uma escola religiosa no interior, Dar Adiyel revestido de estuque e Dar Slaui, de princípios do século, entre outros.

2.15.2007

Chefchaouen - Marrocos

Chefchaouen, a 60km de Tetuão, é uma cidade pequena, com poucos santuários e mesquitas, destacando-se a Grande Mesquita com o seu minarete oitogonal ou o santuário de Mulay Alí Bem Rashid, fundador da cidade. Xauen, oferece um encanto diferente de todas as outras cidades, com ruinhas pavimentadas com calhaus, portas de cor azul e malva, azul este, que se espalha por toda a cidade! Na Kasbah, destaca-se a Torre, antiga prisão convertida num museu de artesanato local. A praça central, é o melhor sítio para se observar os hábitos da população local, assim como o melhor sítio para encontrar alguma coisa para se comer ou beber e trocar informações com outros turistas. Muito movimentada nos periodos de férias, pode tornar-se incomodativa para aqueles que gostam de viajar de mochila às costas!

2.03.2007

Tetuan - Marrocos

Tetuão, é uma cidade a sul de Tanger, com uma vintena de mesquitas e santuários e com becos pavimentados com pedrinhas, que levam a uma série de praças. Da Praça El-Jala, onde se costuma iniciar a visita à cidade, pode chegar-se facilmente ao Museu Arqueológico, onde se expõe ferramentas, moedas, estátuas e mosaicos conservados da era pré-histórica e da pré-islâmica. A Praça Hassam separa a parte antiga da cidade da mais moderna. Nela, além do Palácio do Jalifa - actual palácio real . tem-se acesso também à Medina onde, como acontece por todas as medinas do país, se pode encontrar de tudo e mais alguma coisa! Outros pontos de interesse, são a Mesquira Sidi Saidi, o Jardim Moulay Rachid, o cemitério muçulmano, o Mellah - antigo bairro judeu - os mercados de Souk Hots, Guersa ou Kebir, a rua de Soukou Foki e a Praça Oussa e, para finalizar, o percurso no Museu Etnográfico, situado na antiga fortaleza do sultão Moulay Abderrahman, guardando objectos da vida quotidiana dos marroquinos que habitaram estes lugares, trajes, selas de montar, armamento, etc., e o Balneário de Cabo Preto, ao norte da cidade, com relaxantes praias e mais de 90 caminhos para passear.