9.16.2006

Óbidos - Portugal

Leia-se: "Vestígios de um povoado pré-Campaniforme no outeiro da Assenta-Óbidos" (período néolítico). Óbidos é, sem dúvida alguma, uma dos sítios mais bonitos de Portugal! É uma terra onde sabe bem caminhar, que se contempla e se admira, seja a primeira ou a décima vez que lá se vá!

Rodeada pelas muralhas do Castelo de origem romana, onde toda a vila se situa, Óbidos tem para oferecer história, beleza arquitectónica, cultura, espaços de comércio tradicionais, bares e um variado leque de alojamento, que vai desde os hoteis, às casas privadas. Uma vila que soube, ao longo do tempo, dar valor ao que tem e fazer disso o seu maior trunfo...o turismo!

Perto das Caldas da Rainha e da praia da Foz do Arelho, onde desagua a lagoa de Óbidos! Como os brasileiros gostam de dizer...imperdível!

9.15.2006

Lisboa - Portugal

Lisboa...capital de Portugal! Não gostava de Lisboa até ao momento em que lá estive a trabalhar...agora é uma cidade a que volto sempre que posso. Além dos amigos, tem tudo o que pudemos exigir duma capital: cultura, arquitectura, jardins, história, noite, bairros tradicionais e muita vida!

As pessoas, a maior parte que por lá caminha - a não ser a dos bairros - não é de Lisboa...é um produto de uma capital, vêm de todo o lado, seja Portugal ou estrangeiro e, como o outro diz: "não são filhos de ninguém". Isso estraga um pouco o que é ser-se alfacinha, coisa que não acontece no Porto, que continua a ser muito tripeiro!

No entanto, passear pelos caminhos mais apertados, ruelas e becos, ver a roupa a secar nas janelas, as flores, as pessoas com a sua pronúncia bem marcada, é o que de melhor se leva desta cidade...a que se regressa sempre, sempre, sempre!

Viajar

"A vida é como um livro e, quem não viaja, só lê a primeira página"

A vontade de viajar surgiu há muito, muito tempo! Gosto da frase que muitas pessoas usam e que diz: "é o melhor que se leva desta vida!" - mas dizem-no para tudo! No entanto para mim, o melhor que levamos desta vida são as experiências novas, e muitas destas experiências acontecem quando se viaja...a sério!

Viajar a sério, já escrevi isto algures, é tentar fazer ao máximo a vida que os povos que visitamos fazem: comer nos mesmos sítios, dormir - sempre que possível - nas suas casas, andar nos mesmos transportes, participar nos seus costumes, "entranhar" a nossa vida na deles! Hotéis de luxo, piscinas, taxis privados, empregados à nossa espera no destino, não é, de certeza absoluta...conhecer um país! Imaginam alguém em Portugal, a comer sardinha de faca e garfo?! (eu, que sou vegetariano, não imagino mesmo!)

Depois viajar é também um tentar fugir à rotina. Mas isto de se fugir à rotina tens as suas incoerências! Se por um lado é descobrir o novo, o experimentar coisas novas, a rotina é, por outro lado, o fazer coisas diferentes do que se faz no dia a dia e, penso que já aconteceu a muitos - senão a todos - o sentir-se cansado de viajar, a mesma...rotina...de ter de andar de mochila às costas, arranjar onde comer, transportes, vistos, etc., que por várias razões nos faz sentir vontade de descansar de viajar, por algum tempo. Eu sou assim, não querendo isto dizer que tenho de voltar a casa, mas que tenho de "montar a tenda" algures, durante algum tempo! Entrar na rotina, para fugir à rotina de...viajar!

O voluntariado é quase uma obrigatoriadade para mim ...mais um contra-senso(voluntariado vs obrigatoriadade) e surgiu também como uma fuga à rotina de viajar. Aquando da minha viagem à Índia, viajei 3 meses e fiz voluntariado outros 3! Equilíbrio! As minhas viagens só fazem sentido se parar por vezes para trabalhar, para me inserir na sociedade local, para participar!

A vontade de partir de novo, surgiu logo a seguir a voltar! Entretanto aparece a Tanya, com a mesma vontade e eu, como bom namorado que sou, quero partilhar a próxima viagem com ela...só assim faria sentido! Temos viajado dentro de Portugal e Espanha! Agora andamos a planear uma "mais maior grande"! Uma viagem de um lado ao outro! Uma viagem em nós!



9.14.2006

Ovar - Portugal

A minha cidade! A dela é perto...lá para a "serra", entre Vale de Cambra e Oliveira de Azemeis, nada que se compare a Ovar - o pão-de-ló, o Carnaval, a cidade museu do azulejo, o mar...e tantas outras coisas (só a Câmara é que não vê) - mas bonita também. Uma pequena aldeia chamada Ossela e o sítio onde tem a casa, é qualquer coisa de fantástico...a casa, o rio em frente e montes verdes, nada mais!!!

É a esta cidade, achando mais ou menos piada, conforme o momento em que lá vá, que volto sempre que quero ver os amigos, a família e o mar!

Acho-a bonita, mas parada um pouco no tempo, apesar de ter havido alguns...não muito visíveis de maneira a destacarem-se bem...progressos, ultimamente. No entanto, as mesmas pessoas, nos mesmos sítios a dizerem a mesma coisa..."aqui não se passa nada..." - mas continuam lá e não fazem nada para que se passe alguma coisa!

Gosto...acho que é por ter passado quase toda a minha vida lá! Gosta-se muitas vezes duma coisa porque faz parte, porque não nos questionamos porque gostamos. Eu gosto de Ovar!


Nós...


Nós...só para se ficar a saber...anh?!

Campo Benfeito - Portugal

Campo Benfeito, aldeia de 67 habitantes entre Castro Daire e Lamego, na Serra de Montemuro. É aí que a minha Tanynha, vinda do "au Quebec" há 12 anos, trabalha, no Teatro da Serra do Montemuro, há 1 aninho!

Foi com muito frio e chuva que conheci esta aldeia e foi neste ambiente que começámos a nossa relação...a sério! É uma pequeníssima aldeia, feita de pedra, vacas, velhos...e das pessoas que, não querendo sair da aldeia para as grandes cidades, fizeram a companhia profissional de teatro e mantêm a cidade viva...muito viva até!

Uma aldeia que, como sempre digo "ao chegar ao fim do mundo, vira-se à esquerda 5km e é lá!", vale a pena ver de perto! Durante o mês de Agosto, o Altitudes realiza-se aqui, produzido pela companhia de teatro e consiste num festival de teatro, onde a música também faz parte do programa e, claro está...o divertimento noite dentro!


Porto - Portugal

Porto, foi a cidade que a seguir nos acolheu! Depois de termos passado os anos de formação no Porto, e visto gostarmos tanto desta cidade, foi como que uma obrigação voltar, para darmos início à nossa "formação" juntos! Aqui nos conhecemos melhor, aqui conversámos muito, viajámos muito em nós, sonhámos, fantasiámos, rimos e partimos sempre com uma vontade imensa de voltar, pois sabíamos ser esta a única cidade onde podíamos estar à vontade...enquanto amigos, por enquanto!

Desde a Ribeira ao Palácio de Cristal, da Boavista à Sé, caminhámos e percorremos esta cidade como se fosse a primeira vez que nela entrávamos...e era, a primeira vez juntos! De Gaia admirámos aquilo que para nós é o mais bonito no Porto...a beira rio!

É uma cidade incrível!


Guimarães - Portugal

Guimarães foi a cidade onde tudo começou! Portugal e nós! O início desta grande viagem...juntos!

1 de Fevereiro de 2006, por volta das 10h, tudo mudava nas nossas vidas e a viagem começou...com muita dificuldade a princípio, com alguma depois e finalmente, depois de um período de grande tempestade, as nuvens desapareceram e deixaram brilhar aquilo que até hoje vive!

Foi portanto esta cidade que nos viu pela primeira vez juntos, que nos deixou descobrir, a pouco e pouco, a sua história, a sua arquitectura, os jardins, os amigos!

Eu, vivo cá! Ela, vem cá sempre que pode...uma e outra vez, sem se cansar da cidade...nem de mim!